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ENECOMP 2009

de 04 à 08 de Setembro de 2009

Maratona de programação

  • Data: 08 de setembro de 2009 (terça)
  • Horário: 9:00h às 12:00h

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996 e vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas desde 2006. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest.

A Maratona é destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano os organizadores das Maratonas oficiais observam que as instituições e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Estes times competem na Maratona de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento. No ano de 2008, mais de 7000 times de mais 1800 escolas de 88 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 100 (menos de 2%) participaram das Finais Mundiais do evento, em Estocolmo, Suécia. Seis times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos. A Maratona realizada no ENECOMP será levemente diferente dos eventos oficiais: a duração será de 3 horas.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

O julgamento é estrito. No início da competição os competidores recebem os problemas que devem ser resolvidos. Nos enunciados dos problemas constam exemplos dos dados dos problemas, mas eles não têm acesso às instâncias testadas pelos juízes. A cada submissão incorreta de um problema (ou seja, que deu resposta incorreta a uma das instâncias dos juízes) é atribuída uma penalidade de tempo. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Mais informações: http://maratona.ime.usp.br/


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