Entrar | Ainda não possui usuário? Inscreva-se!

ENECOMP 2009

de 04 à 08 de Setembro de 2009

Curitiba - Turismo

Conheça Curitiba, a capital ecológica

Viaje Curitiba - Instituto Municipal de Turismo

Em Curitiba há quatro opções de passeio:

  • Opção 1: Linha Turismo
    A Linha Turismo, considerada uma das melhores do país, é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba, percorrendo 44 km em 2 horas e meia. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade, totalizando 25 pontos turísticos.
    É possível iniciar o trajeto no Passeio Público/Memorial Árabe, a 200 metros do Colégio Estadual do Paraná (local do evento). Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes e tem direito a um embarque e 4 reembarques, por R$ 20,00.
  • Opção 2: Vai num pé e volta no outro
    Nos arredores do Colégio Estadual do Paraná estão localizados alguns pontos turísticos de fácil acesso e, em minutos, você pode visitar praças, shoppings, museus e bosques sem gastar com transporte.
    Mapas e informações poderão ser adquiridos com a comissão organizadora.
  • Opção 3: Transporte Coletivo
    A cidade de Curitiba é conhecida internacionalmente pelo eficiente e inovador sistema de transporte coletivo. Você poderá contar com esse serviço para conhecer os pontos turísticos que desejar. Os roteiros estarão disponíveis no dia do evento, com a organização do evento.
  • Opção 4: Transporte Próprio
    Se preferir, você pode passear por Curitiba com o seu próprio meio de transporte. Para isso, algumas rotas, elaboradas pela comissão organizadora, poderão ser consultadas.

Pontos turísticos

  • Passeio Público
    Santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante e é cortado pela malha cicloviária da cidade.

  • Bosque do Papa
    Inaugurado em 1980, logo após a visita do papa João Paulo II. Sua área, de 48 m2 inclui uma reserva de mata atlântica, sete casas construídas pelos poloneses, com troncos de pinheiro encaixados, calçadas de pedra, equipamentos e utensílios usados pelos poloneses.

  • Bosque Alemão
    O bosque possui vários equipamentos que celebram e divulgam as tradições alemãs. A réplica de uma antiga igreja de madeira, com elementos decorativos neogóticos, abriga uma sala de concertos. Outras atrações são a trilha de João e Maria, a Torre dos Filósofos, mirante que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar e a Praça da Poesia Germânica.

  • Parque Barigui
    Com 1,4 milhão de m2 de área, é um dos maiores parques da cidade. Dentre os equipamentos que o parque possui constam: churrasqueiras, quiosques, pistas de bicicross, canchas poliesportivas, equipamentos para ginástica, restaurante, parque de diversões, Museu do Automóvel, Parque de Exposições, Casa da Leitura.

  • Parque Tanguá
    O Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Com área total de 450 mil m2, destacam-se no parque duas pedreiras, unidas por um túnel de 45 metros de extensão, que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre um lago.

  • Jardim Botânico
    Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d'água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.

  • Praça do Japão
    A Praça do Japão segue as linhas tradicionais dos jardins japoneses. Possui lago de carpas, 30 cerejeiras enviadas do Japão, cerimônia de chá e museu. Uma homenagem à imigração japonesa em Curitiba.

  • Ópera de Arame
    Com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico. Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras.

  • Museu Oscar Niemeyer
    Inaugurado em novembro de 2002, o Museu Oscar Niemeyer, É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas.

  • Teatro Paiol
    Símbolo da mudança cultural da Curitiba dos anos 70, inaugurou o processo de reciclagem de uso das edificações de valor para a memória coletiva da cidade. Construído em 1906, o velho paiol de pólvora foi restaurado e reciclado nos anos 70 deste século, transformando-se em teatro de arena.

  • Universidade Federal do Paraná
    Primeira Universidade reconhecida do Brasil no verdadeiro sentido do termo: conjunto de cursos de nível superior. Foi criada em 1912.

  • Universidade Livre do Meio Ambiente
    Um espaço para transferência de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia, para a população. Uma referência em estudos de preservação de ecossistemas, economicamente sustentáveis.

  • Santa Felicidade
    Bairro onde se estabeleceram alguns dos primeiros imigrantes italianos. A grande atração de Santa Felicidade é a de ser o bairro gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes que oferecem a comida típica e vinho da colônia. Existem ainda vinícolas e cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis.

  • Torre Panorâmica
    Suporte da telefonia celular está no ponto mais alto de Curitiba, permitindo uma visão da cidade em 360 graus. Sua altura é de 109,5 metros ficando numa altitude 1.050 metros do nível do mar.

Diversão


Patrocínio Ouro


Patrocínio Prata


Patrocínio Bronze


Colaboração


Apoio

Organização